Contra todos los pronósticos

2 Tiempo de lectura

Rabino Shalom Arush

Posteado en 19.01.22

Un hombre fue a ver al Rabino Brizel y le contó que los médicos le habían dicho que le quedaban solamente diez días de vida. El Rabino le enseñó a decir todos los días: “Den gracias a Hashem porque es Bueno, porque Su bondad es eterna” y le enseñó a alegrarse. Gracias a Dios este hombre sigue con vida a pesar de todos los pronósticos de los médicos.

La persona tiene que hacer plegaria personal y decir así: “Amo del universo, gracias por el sufrimiento que me estás dando. No hay duda de que todo lo que Tú haces conmigo es todo para bien. No sólo que haces una bondad conmigo sino que estás juntando grandes fuerzas de amor y Te afliges a causa de mi sufrimiento, porque ves que yo necesito este sufrimiento para alcanzar mi objetivo, para mi vida”.

Cuando uno da las gracias por el sufrimiento, por lo malo, está transformando el Atributo de Justicia en el Atributo de Compasión. Al decir que los juicios son algo bueno, que son compasión, de hecho está anulando por completo el Atributo de Justicia y entonces solamente queda la compasión. Por lo tanto, está transformando el juicio en un regalo de Hashem y en una bondad de Hashem. Esto de transformar el juicio en compasión es algo impresionante que hace descender una enorme abundancia a todo el mundo, tal como afirma Rabí Yehoshua Halevi cuando dice que aquel que acepta con amor sus sufrimientos trae salvación al mundo. Y tal como afirma el Or Hajaim en varias instancias, mientras una de las tribus estuvo aún con vida, no se inició de hecho el exilio de Egipto, porque mientras estuviera con vida algún israelita que se alegrara con el exilio en Egipto, no podía empezar el exilio, porque esa persona trajo la salvación a todo Israel.

En el momento en que uno decide que va a aceptar todo lo que haga Hashem, todas las formas de sufrimiento existentes, en ese momento deja de sufrir. Afirman nuestros Sabios: “¿Qué remedio hay que tomar para que no haya más sufrimiento? El remedio de ‘aceptar el sufrimiento con amor’”. Da las gracias de todo corazón; regocíjate en Hashem. No existe en todo el mundo ningún problema ni ninguna salvación que la persona no pueda obtener si acepta el sufrimiento con amor.

Existe otro motivo más que escribe el Rashba, uno de los primeros sabios de Israel, quien le recomienda al enfermo que dé las gracias, ya que la gratitud trae alegría y la alegría cura. Yo sé de varios enfermos que se encontraban en grave estado y que al fortalecerse en emuná y en alegría, dando las gracias por todo, tuvieron el mérito de curarse.

Escribe tu opinión!

1. ayuda@breslev.co.il

2/17/2022

Por favor envía este mismo mensaje a consejo@breslev.co.il para que te asesoren

2. Rosângela

2/15/2022

Shalom Rabino, estou escrevendo várias vezes, com várias, perguntas, mas hoje rezando e chorando muito, vi o qto preciso de ajuda. Cometi um pecado muito grande. O pecado da lashon Hara. Não consegui nem rezar, sobre isso, estou sentada no quarto que uso para rezar, mas só falei desnorteada, e não consegui dizer coisa com coisa. Vi que sou uma pessoa muito ruim. Não estou falando a toa, ou ora sentirem pena de mim. Realmente eu sou muito ruim. Eu estava indo bem, rezando, até falando de coisas da tora, falando dos vídeos, enfim, como a pessoa que me atende , aí de Israel me disse, vc e uma noé, construa o barco e coloque sua família dentro. Eu realmente, estava fazendo isso. Mas de repente voltei a cair com minha maldade. Não vou contar pra justificar meu pecado, pecado não tem justificativa, (só menos o meu).minha neta que não via a cinco anos chegou da Itália, e minha filha, colocou as crianças aqui, não passou uma noite sequer com eles que estava sem velos a mais de seis meses, e minha neta falando da mãe,ver suas tristezas, do desejo de ser lésbica por causa da mãe, si eu despejei, minha maldade. Sabe qdo vc fala coisas ruins, achando que está falando coisas boas. ? E fui sem ponto nem vírgula, foi uma semana, do de raiva e intrigas, a pequena estava passando mal, chamei minha filha, pra pegá-la, mas ela achou ruim, falou mais um monte, e eu destilei meu veneno. Mas achando que meu veneno era doce. Até que pedi pra buscar as crianças pq estava cansada, e queria fazer minhas coisas, e elas não queriam ir embora, mas eu com minha maldade não enxerguei, só enxerguei que fazia, o “certo”.

Hoje pago um preço muito alto por isso, minha filha sempre foi de inventar coisas de mim, tipo dizendo coisas que fiz que realmente não me lembro de ter feito. Ela me ajudou muito mas tudo o que me ajudou ou deu, paguei um preço tão alto. Mas o certo de verdade nisso tudo, e que eu falhei, eu caí de um jeito que não tenho força pra me levantar.
Peço perdão a Deus de todo jeito todos os dias, mas a tristeza profunda , e a culpa que carrego, e horrível, pq sento aqui, e choro, e me odeio, por isso. Achei que tinha sido uma mãe boa, mas agora vejo que fui a pior de todas, e pago pq nem enxerguei o qto problema carrego, não sou boa, não dou justa, não faço o bem, não faço nada, apenas ocupo um espaço na terra. Não sei o que fazer. Sei que vou falar vai chocar, mas por favor entendam, eu peço a Deus que eu pudesses nascer de novo. Sabe aquela episódio que acontece na sua vida, que fiz vc nasceu de novo. Esses e o episódio, queria sofrer algo que me punir, de uma vez, e dizer ela nasceu de novo. Mas nada com meus filhos e meus netos ,genro e nora, marido. Algo comigo, mesmo. Pq é horrível esse pecado bate na tua mente dia e noite, e não sei o que fazer, estou sem forças, pra rezar, queria algo que me desses a chance de voltar, hoje vejo meu ” barco” completamente destruído, sem nenhuma chance de construí de novo. Pq sou assim, ? Pq Hashem permite que eu viva se só faço mal aos outros. ? Não entendi o pq, sei que Hashem e bom, justo, misericordioso, mas qdo olho praom, vejo que não carrego a esses Cia de Hashem carrego totalmente o mal dentro de mim.Rabino, não estou me fazendo de vítima, longe mim, mas e e assim que está dentro de mim. Um ser totalmente vazio, desprovido de amor, sensibilidade, sabedoria…
Rabino, qdo vc passa por uma situação que não foi vc que provocou, mas vc reza chora, as vezes acha injusto, mas vc então agradece, pq sabe que aquilo e para seu crescimento. Mas qdo vc sabe que cometeu um pecado muito grave consciente, pq eu sabia que não se deve julgar, ou falar mal de ninguém, eu cometi por raiva, rancor, mágoa, mesquinhez, por ser maldosa. Então qdo vc acorda e vê tudo isso em vc, e vc não tem como voltar atrás. Rabino fui caluniada, defamada, sem do nem piedade por meu esposo. Mas passei por cima, o tratei de esquizofrenia por drogas, e hoje , ele não e uma maravilha, mas estamos bem. Vivemos relativamente bem. Não tenho intimidade com ele, pois, não consegui superar alguns traumas, do que ele me fez. Aprendi que tenho que ter intimidade com ele, estou tentando , mas confesso que tenho medo de ser humilhada de novo. Agora eu pergunto rabino, como vou passar por essa maldade que cometi? Nunca mais isso volta, nunca mais meu barco será reconstruído, minha filha vai voltar pra Itália por minha causa. Pq eu sou muito má. Eu acabei com minha família, apenas por não segurar meus nervos, não ter controle na minha língua, por minha arrogância. Meu Deus, o que foi que eu fiz. Como pude ser tão perversa tão má!?!?. Sei que pra mim, não tem como eu voltar atrás, não tem como consertar, perdi minha filha e meus netos. Mas que Hashem ajude as pessoas que tem o mesmo problema que eu, a língua venenosa. Que Hashem os oriente antes, de fazerem danos a alguém. Que realmente os ajude. que Hashem não permita, que coloque um guarda a boca deles. Pq e vc descer no fundo do poço, e não tem como sair. Me sinto como se tivesse levado minha família pra um altar de um deus qualquer e feito o sacrifício com a vida deles, e depois eu saísse como se fosse a boa do pedaço. Que Hashem não permita, que ninguém passe por isso. Pq o que me resta e esperar a morte, pra livrar minha família, desta má pessoa que sou..

Por favor, coloquem se for possível artigos sobre o mau que e a lashon Hara. As pessoas precisa saber, pq qdo falamos não percebemos o mau que estamos causando.

Quero agradecer, a vcs por tudo o que ensinam. Muito obrigada.
Se não aprendi, e por minha culpa, e não pq vcs, não me ensinam. E hoje peço força pra conseguir rezar, pq de verdade rabino, eu gostaria de conversar, falar de todos os meus erros, por pra fora tudo, e ouvir alguém, pra me ensinar, realmente falar o que eu preciso ouvir, e não o que quero ouvir. Só Hashem sabe, o que e vc querer falar e não ter com quem.
Sei que falam falem com Hashem. Mas eu preciso de verdade falar com alguém, que tenha filhos, netos, marido, que saiba de tudo isso, e realmente eu não tenho.
Obrigada rabino por tudo. E que Hashem tenha misericórdia das pessoas com está inclinação, e que realmente elas despertem, o qto isso e mau.

Shalom a todos.

3. Dora Gabriela

2/07/2022

Poderoso y Bondadoso HaShem gracias por el regalo de la emuna, es por eso que aprendí a
aceptar lo bueno y lo malo que me pasa se que todo viene de tu voluntad y aunque no lo entiendo, lo acepto algo bueno viene después de que quieras curarme la parálisis facial que me aqueja hace tiempo, perdona mis transgreciones hacia mis prójimos si los cometí , pero sobre todo perdóname por no agradecerte en ocasiones con verdadera emuna, fortalecerme HaShem gracias gracias gracias

Gracias por tu respuesta

El comentario será publicado tras su aprobación

Agrega tu comentario